terça-feira, novembro 27, 2007

Professores: amor ou ódio?

Todos, exatamente todos tem raiva de pelo menos um professor na vida. Já tive e tenho horríveis monstros disfarçados de educadores. Na verdade acho que muitos são lobos em pele de cordeiro. Pesam que podem sair por aí ensinando de forma assustadora e hostil... Oh, senhores do mal! Pessoas assim só despertam sentimentos negativos por parte dos alunos e colegas de trabalho, mas sempre há um ou outro puxa-saco que aprecia as barbaridades do seu mentor. Diga-se de passagem que as bestialidades de certos professores permanecem enraizadas pelo resto da vida do pobre indivíduo. Aposto que você, leitor, conhece alguém que odeia matemática. Sei que esse alguém com certeza não pode desfrutar de um bom professor de matemática ao longo da sua vida. Sabe como sei disso? Tenho muita experiência como professor particular, costumo pegar alunos altamente ignorantes nessa disciplina, no entanto consigo fazer com que os alunos gostem da matéria, ou melhor: pelo menos percam o medo e parem de achar que são burros. Sim, os alunos pensam que são uns estorvos só por que os seus ignóbeis mestres não incitaram o gosto pela descoberta. Ora, muitos dirão que é tarefa dos pais preparar os filhos para a descoberta do mundo e que a escola é somente um instrumento de colaboração. Isso não é verdade, a escola é um meio de elaboração de projetos, de desenvolvimento e cooperação, a escola é o cordão umbilical do índivíduo com o mundo, por isso ela é imprescindível. Acontece que há muita gente pensando em dar aulas só para ter uma forma de não morrer de fome, assim os monstros recém-saídos da universidade afiam suas garras. Um mal professor destrói a vida do aluno, torna-o um débil, fragiliza o seu ser pelo resto da vida. Suas marcas são indeléveis.
Também tive e tenho excelentes professores, estes sim seguem a trilha do amor à profissão. Tem caráter puro. Um bom professor é aquele que ajuda o aluno a resolver um problema, mostra ao aluno os seus potenciais inerentes. Um bom professor trabalha ao lado do aluno, apresenta novidades e faz perguntas no intuito de aprender mais. Um bom professor ouve e dá exemplo de vida, de humildade e perseverança, cria uma imagem positiva e duradoura. Esse mesmo bom professor deixa saudades e seus alunos, onde quer que o encontre, o saudarão com um forte abraço e relatarão suas conquistas recentes.
Desejo a todos os bons professores muita garra e valorização. Desejo aos péssimos professores que repensem suas vidas. Que todos possamos ser felizes!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom!!
É verdade pessimos professores deixam pessimas lembranças em seus alunos,e infelizmente é o q mais tem por ai.
Espero que vc seja e se torne cada vez mais um excelente professor!

Unknown disse...

Professores...
Mal sabem que são senhores do destino de tantos jovens,fazendo a magia do saber acontecer, riscando um simples giz em um quado negro.
São capazes de despertar a curiosidade,de fazer surgir no olhar de um aluno o brilho de uma nova descoberta, capacidade que pode inflamar no peito do aprendiz mais desencorajado e desestimulado o desejo de novas possibilides, novas tentativas...sem o medo terrível do erro.
Errar é humano, até ai todo mundo sabe,mas acho que esqueceram de nos ensinar na escola o quanto é importante e digno a vontade de tentar de novo.São nas tentativas que mais aprendemos e nos tornamos melhores.Os erros são o lapidar da alma do ser humano.

Anônimo disse...

Cara ta massa seu blog! O tema é muito bom.
O Brasil precisa valorizar seus professores, eu li que no Japão o único profissional que o imperador faz reverência é o educador. Na Coréia do Sul o profissonal mais bem pago é o professor, este tb é um dos únicos q gozam de férias regulares. E no nosso país é uma profissão tão desvalorizada.